Categorias
DOENÇAS

O que é miopia?

A miopia ou “dificuldade em ver de longe” ou “ver mal de longe”, como a maioria de nós diria, é um problema ocular em que se consegue ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas podem aparecer desfocadas.

Este problema é bastante comuns e muitas pessoas que o têm não o detectam imediatamente, uma vez que nem todos os objetos à vista estão desfocados.

Ler um livro ou um cardápio pode parecer bem. Mas o sinal de longe…? Pode faltar-lhe clareza visual

Causas da miopia

A miopia está normalmente associada à genética.

Se você tem dificuldade em ver de longe, preste especial atenção aos sinais precoces de miopia progressiva nos seus filhos. É importante que eles façam regularmente exames aos olhos, uma vez que a miopia comum normalmente manifesta-se cedo. Muitas crianças com miopia desenvolvem-na muito cedo, agravando-se esta situação todos os anos até chegarem aos vinte e poucos anos.

Existem outras razões para o desenvolvimento de miopia. Lembra-se quando os seus pais lhe diziam para nunca se sentar demasiado perto da televisão? Olhar para uma tela de computador durante muitas horas ou ler com pouca luz, ou seja, todas as atividades que cansam os olhos pode ser um fator.

O problema de miopia ocorre quando a luz que entra nos nossos olhos se foca em frente da retina em vez de fazê-lo sobre a retina, como deveria se o olho estivesse funcionando normalmente. Agora que sabemos mais sobre as causas possíveis da miopia, o que podemos fazer sobre isso?

Tratamento para miopia

Como você poderá ter adivinhado os óculos para a miopia são uma forma de corrigir a sua visão desfocada de longe. Se você tem mais de 40 anos, poderá necessitar de lentes multifocais para poder ver claramente objetos de longe e de perto, como por exemplo, o jornal da manhã.

As lentes de contato para miopia são a opção corretiva para muitas pessoas. Existem opções de lentes para corrigir tanto a visão de longe como a de perto. Se você mantém um estilo de vida ativo, como a participação em atividades esportivas, ou se prefere simplesmente lentes de contato a óculos, fale com o seu oftalmologista sobre as suas opções de lentes de contato.

Miopia nas crianças

Tal como discutimos, a miopia é muitas vezes hereditária. Se você tem filhos e lhe foi diagnosticada miopia, poderá tê-la passado para os seus filhos. Evidentemente a culpa não é sua, mas tem de estar atento aos sinais (dores de cabeça aproximar-se dos objetos para lê-los, fadiga resultante de esforçar os olhos, etc.).

Como sempre, certifique-se de que ele vai ao seu oftalmologista de família e marca consultas em intervalos definidos.

Se o seu filho tem miopia, esta não vai simplesmente desaparecer. Com frequência, agrava-se até ele sair da adolescência.

Relativamente aos mais novos, tem-se discutido se o fato de passarem mais tempo ao ar livre — longe da televisão e dos videojogos — poderá ajudar a reduzir a miopia nas crianças.

Ir a um parque e brincar ao ar livre pode ser uma ótima forma de criar laços e talvez de ajudar também os olhos dos seus filhos.

Se a sua visão ou a do seu filho parecer desfocada, telefone ao seu oftalmologista. Se não tiver um, peça à sua família ou aos seus amigos para recomendarem um de confiança. Não há necessidade de passar mais um dia desfocado!

Agora que você já sabe sobre a Miopia, é importante o cuidado com os olhos ao perceber a miopia, faça seus exames e mantenha sempre atualizado, pois é essencial para não ocorrer forte avanço.

A Focco Certo está a disposição para tirar suas dúvidas de forma gratuita, nos chame no WhatsApp 11 99392-5523, ou nos chame no chat de nosso site: www.foccocerto.com.br.

Categorias
ÓCULOS

CUIDADOS COM OS OLHOS NO HOME OFFICE

O avanço da Pandemia transformou a realidade de trabalho para aqueles que têm sua rotina de trabalho em frente aos computadores, isso ocorre porque o Home Office tomou o lugar dos escritórios, e esse novo formato de trabalho tende a continuar mesmo após o termino da pandemia.

O que é Home Office?

O Home Office é um formato de trabalho onde, o colaborador desenvolve suas tarefas de casa,  77% dos colaboradores afirmam que esse modelo é vantajoso, pois não há o tempo de deslocamento, que nas grandes cidades representam boa parte do tempo do dia no transporte, além de possibilitar maior equilíbrio entre a vida social e o trabalho, o desafio é como gerir equipes, tarefas e os processos para que a empresa continue tendo grandes resultados.

CUIDADOS COM OS OLHOS NO HOME OFFICE

Segurança do trabalho e o cuidado com os olhos

No Brasil existem diversas Normas Regulamentadoras (NR), e uma delas trata da ergonomia, e dentro da norma de ergonomia temos o seguinte texto:

“17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

  1. ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; (117.007-4 / I2) “

17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

  1. Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador; (117.019-8 / I2)
  • O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas; (117.020-1 / I2)
  • A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho tela, olho teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais; (117.021-0 / I2).

Preparação do Ambiente de Trabalho para o cuidado com os olhos

Seguindo a normatização, é necessário principalmente que o ambiente de trabalho, ou seja, um espaço onde você se dedicará ao Home Office, fique preparado de maneira que estejam confortáveis e ajustados.

Dicas práticas para o cuidado com os olhos

  • Escolhas locais bem iluminados para trabalhar e ajuste a tela do computador de acordo com a sua sensibilidade à luz;
  • Mantenha uma distância de 50 a 70cm da tela, com o topo do monitor na altura dos olhos;
  • Faça uma pausa a cada 2 horas para descansar a visão;
  • Use seus óculos ou lentes de contato corretamente e mantenha a receita em dia;
  • Não se esqueça de piscar para manter os olhos lubrificados.

Óculos com lentes de filtro azul para o cuidado com os olhos

Uma importante orientação que está ligada diretamente com a saúde dos olhos, é a utilização dos óculos com lentes de filtro azul, que é uma tecnologia desenvolvida específica para usuários frequente de eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks, desktops, e até mesmo as Televisões.

Esses equipamentos emitem luz azul, e a anatomia dos nossos olhos não são adequadas para altas cargas dessa luz, causando sintomas como dores de cabeça, cansaço visual, perca da qualidade de sono, ou até mesmo insônia para aqueles que usam os aparelhos até duas horas antes de dormir.

Saiba mais sobre essa tecnologia e tenha cuidado com os olhos.

Benefícios do cuidado com os olhos

Trabalhar Home Office exige empenho e dedicação, assim como trabalhar direto no escritório, há índices de desempenho, cobrança e busca por resultados.

Estudo divulgado pela CBO de segurança do trabalho, mostra que cuidar dos olhos influenciam em diversas formas de desempenho, como:

Menos esforço para enxergar melhor – quando existe muito esforço para enxergar, o resultado no decorrer do dia são dores de cabeça, ressecamento dos olhos entre outros sintomas.

Economia de Tempo – Quando a visão está clara e nítida a resposta do cérebro é imediata.

Melhor produção – A economia do tempo para raciocinar e responder, junto com as pausas pequenas apenas para o descanso dos olhos, aumenta a produtividade do colaborador.

Melhoria de Concentração – Ao sentir sintomas também é comum que por sentir incômoda a concentração diminua, podendo causar retrabalho, ou até erros não recuperáveis.

Agora que você já sabe tudo sobre como é importante o cuidado com os olhos no Home Office, o que está esperando para começar a cuidar do seu ambiente de trabalho e ter a sua lente com o filtro da luz azul? Conte com a Focco Certo para tirar suas dúvidas gratuitamente.

Chame  no WhatsAPP no número 11 99392-5523.

Categorias
DOENÇAS Sem categoria

O que é Presbiopia?

Presbiopia (CID 10 – H52.4) é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Causas

A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da presbiopia:

  • Idade: todas as pessoas, até os 50 anos, apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento
  • Condições de saúde: quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce, que ocorre antes dos 40 anos
  • Medicamentos: antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.

Além disso, mulheres, pessoas com dieta não balanceada e quem já fez alguma cirurgia intraocular também é mais suscetível ao quadro.

Sintomas de Presbiopia

Entre os sintomas da presbiopia, temos:

  • Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas
  • Visão borrada ao ler algo na distância normal
  • Dor de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto
  • Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto
  • Necessidade de afastar algo que se está lendo.

Buscando ajuda médica

É importante buscar um oftalmologista quando os sintomas da presbiopia começam a atrapalhar seu dia a dia.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar a presbiopia é:

  • Oftalmologista.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando você começou a apresentar estes sintomas?
  • Seus sintomas são contínuos ou ocasionais?
  • Quão severos são seus sintomas?
  • O que parece melhorar os sintomas?
  • E o que parece piorá-los?
  • Você usa muito a visão de perto no trabalho ou lê muito?

Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para presbiopia, algumas perguntas básicas incluem:

  • Qual a causa mais provável dos meus sintomas?
  • Algum medicamento que eu tomo pode estar causando o problema?
  • Quais são os tratamentos possíveis?
  • Qual tratamento você me recomenda?
  • Óculos de leitura da farmácia podem ser usados?

Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

Diagnóstico de Presbiopia

A presbiopia é diagnosticada em um exame ocular completo, que testará a acuidade visual do paciente, poder refrativo (habilidade de adaptar-se a mudanças de foco de visão), as condições dos músculos oculares e da retina.

Tratamento de Presbiopia

A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para tanto, são indicados métodos que compensem a dificuldade em focalizar de perto. Como, por exemplo:

Óculos de grau e lentes de contato para presbiopia

Os óculos são a forma comum de resolver os sintomas causados pela presbiopia. As lentes dos óculos cumprem o papel do cristalino, compensando sua menor flexibilidade e fazendo com que a imagem se projete corretamente na retina. O grau correto dos óculos deve ser receitado pelo seu oftalmologista.

Em geral, as lentes utilizadas em óculos indicados para a vista cansada são lentes positivas, ou seja, com a adição especial de grau para a presbiopia na lente que o presbita costuma usar. Isso se houver outro problema de visão, além da vista cansada, que necessite do uso de óculos. A lente funciona como uma máquina de zoom, com o objetivo de direcionar a imagem até a retina.

As lentes de contato funcionam da mesma forma que os óculos, mas não são aparentes, o que as torna esteticamente melhores. Converse com seu médico sobre a possibilidade de usá-las.

Cirurgias

  • Cirurgia refrativa: é usada a mesma técnica, a Lasik, que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia) mudando o formato da córnea. Porém, à longo prazo, esse tipo de procedimento envolvendo a presbiopia não garante uma segurança com relação ao resultado, pois o que é corrigido é a hipermetropia, onde há alteração cirúrgica na córnea, e não no cristalino
  • Radiofrequência: técnica que corrige temporariamente os problemas na visão, fazendo a alteração do encurvamento da córnea. No entanto, essa é uma técnica muito utilizada nos Estados Unidos
  • Cirurgia Facorefrativa: ocorre a substituição do cristalino por uma lente artificial de acrílico (polimetilmetacrialto). Dessa forma, o paciente ficaria com um cristalino artificial, similar ao que ocorre na cirurgia para substituição do cristalino em pessoas com catarata. Porém, nem todos os especialistas concordam com esse método.

Complicações possíveis

Caso a presbiopia não seja tratada, a visão se degradará gradualmente, o que pode atrapalhar o dia a dia e o trabalho, além de aumentar as chances de ter dores de cabeça, entre outros sintomas.

Presbiopia tem cura?

Com o diagnóstico precoce é possível compensar a presbiopia e fazer com que o problema não afete seu estilo de vida. Em geral, é possível que o grau dos óculos precise ser aumentado, mas aos 65 anos o quadro costuma se estabilizar.

Prevenção

A presbiopia é um problema natural do envelhecimento e não pode ser prevenidos, pelo menos após os 40 anos.

Revisado por: Hamilton Moreira, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná (CRM 9388/PR), referência em https://www.minhavida.com.br/saude/temas/presbiopia

Categorias
ÓCULOS DE SOL

POR QUE USAR ÓCULOS DE SOL?

Muito provável que você já tenha ouvido falar, numa conversa informal, ou até mesmo do seu médico Oftalmologista, que é muito importante utilizar os óculos de sol, mas talvez nessa conversa não tenha ficado claro quais são os benefícios do uso, e qual a proteção que os óculos de sol têm.

ÓCULOS DE SOL

Afinal o que é óculos de sol?

Os óculos de sol, são aqueles que necessariamente tem a proteção UVA e UVB (com proteção de 99% a 100%), que são os raios ultravioletas, que chegam até nós por meio da luz solar, esses raios passam por buracos na camada de ozônio, e nossos olhos tem alta capacidade de absorção desses raios, com o seu ápice nos horários entre as 10h da manhã e as 16h da tarde.

Os raios Uva e UVB são diferentes, e a exposição a eles causam diversos problemas a saúde ocular, e num outro tópico trataremos sobre os impactos negativos a exposição.

Raios UVA: os raios UVA são capazes de penetrar a camada mais profunda dos olhos, e causam degeneração macular, que é uma alteração na visão central.

Raio UVB: os raios UVB são ainda mais prejudiciais, eles danificam as córneas e o cristalino, que são as partes dos olhos responsáveis pela captação das luzes nos nossos olhos.

Quais são os benefícios de usar óculos de sol?

Grande parte da população já ouviu falar sobre os prejuízos que os raios de sol causam a pele e aos olhos, e da mesma maneira que o filtro solar protege a pele, e para cuidar e prolongar a saúde da pele devemos então passar o protetor solar regularmente, assim deveríamos tratar dos nossos olhos, principalmente pois nossos olhos sentem mais rapidamente o impacto a exposição do que a pele.

A seguir os benefícios práticos do uso dos óculos de sol.

AUMENTO DO CONFORTO

Ao sair de casa é comum sentir incomodo pela troca da iluminação artificial pela natural, e a nossa sensibilidade aumenta consideravelmente, nesse momento é essencial colocar os óculos de sol, isso auxilia no equilíbrio da luminosidade e aumenta o conforto visual.

PROTEÇÃO DA RETINA

Os raios ultravioletas presentes na luz solar penetram os olhos com uma intensidade que pode provocar lesões nos tecidos. Os óculos escuros de boa procedência e qualidade filtram esses raios, o que minimiza os impactos agressivos que poderiam ser causados.

ÓCULOS DE SOL – PROTEÇÃO CONTRA AGENTES CLIMÁTICOS

Além da proteção contra os raios UVA E UVB já destacados no artigo, os óculos escuros também auxiliam com a diminuição da agressão causada pelo vento, ou ressecamento dos olhos, e também diminui o contato do olho com a poluição atmosférica, e evita o contato com a gentes que causa irritação e alergia.

A saúde dos seus olhos é de extrema importância, e realizar os cuidados básicos como por exemplo: utilizar óculos de sol, realizar frequentemente os exames de vista e ter o acompanhamento de um médico oftalmologista para acompanhar a saúde da visão

A Ótica Focco Certo, conta com sua experiência e tecnologia de ponta para auxiliar seus clientes/amigos a manter a saúde dos seus olhos, entregando os melhores óculos de sol, óculos multifocais, óculos para longe, óculos para perto, e muitos outros produtos.

Se houver alguma dúvida sobre como escolher os seus óculos de sol, chame a gente no chat no nosso website Focco Certo, ou no direct no nosso Instagram.

Conheçam também as nossas lojas físicas, ou ligue 11 2281-6557.

Categorias
Sem categoria

Olá, mundo!

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!