Categories
ÓCULOS

CUIDADOS COM OS OLHOS NO HOME OFFICE

O cuidado com os olhos no home office merece destaque, pois é nesse momento de pandemia que houve um grande aumento nessa demanda.

O avanço da Pandemia transformou a realidade de trabalho para aqueles que têm sua rotina de trabalho em frente aos computadores, isso ocorre porque o Home Office tomou o lugar dos escritórios, e esse novo formato de trabalho tende a continuar mesmo após o termino da pandemia.

O que é Home Office?

O Home Office é um formato de trabalho onde, o colaborador desenvolve suas tarefas de casa,  77% dos colaboradores afirmam que esse modelo é vantajoso, pois não há o tempo de deslocamento, que nas grandes cidades representam boa parte do tempo do dia no transporte, além de possibilitar maior equilíbrio entre a vida social e o trabalho, o desafio é como gerir equipes, tarefas e os processos para que a empresa continue tendo grandes resultados.

CUIDADOS COM OS OLHOS NO HOME OFFICE

Segurança do trabalho e o cuidado com os olhos

No Brasil existem diversas Normas Regulamentadoras (NR), e uma delas trata da ergonomia, e dentro da norma de ergonomia temos o seguinte texto:

“17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

  1. ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; (117.007-4 / I2) “

17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

  1. Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador; (117.019-8 / I2)
  • O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas; (117.020-1 / I2)
  • A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho tela, olho teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais; (117.021-0 / I2).

Preparação do Ambiente de Trabalho para o cuidado com os olhos

Seguindo a normatização, é necessário principalmente que o ambiente de trabalho, ou seja, um espaço onde você se dedicará ao Home Office, fique preparado de maneira que estejam confortáveis e ajustados.

Dicas práticas para o cuidado com os olhos

  • Escolhas locais bem iluminados para trabalhar e ajuste a tela do computador de acordo com a sua sensibilidade à luz;
  • Mantenha uma distância de 50 a 70cm da tela, com o topo do monitor na altura dos olhos;
  • Faça uma pausa a cada 2 horas para descansar a visão;
  • Use seus óculos ou lentes de contato corretamente e mantenha a receita em dia;
  • Não se esqueça de piscar para manter os olhos lubrificados.

Óculos com lentes de filtro azul para o cuidado com os olhos

Uma importante orientação que está ligada diretamente com a saúde dos olhos, é a utilização dos óculos com lentes de filtro azul, que é uma tecnologia desenvolvida específica para usuários frequente de eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks, desktops, e até mesmo as Televisões.

Esses equipamentos emitem luz azul, e a anatomia dos nossos olhos não são adequadas para altas cargas dessa luz, causando sintomas como dores de cabeça, cansaço visual, perca da qualidade de sono, ou até mesmo insônia para aqueles que usam os aparelhos até duas horas antes de dormir.

Saiba mais sobre essa tecnologia e tenha cuidado com os olhos.

Benefícios do cuidado com os olhos

Trabalhar Home Office exige empenho e dedicação, assim como trabalhar direto no escritório, há índices de desempenho, cobrança e busca por resultados.

Estudo divulgado pela CBO de segurança do trabalho, mostra que cuidar dos olhos influenciam em diversas formas de desempenho, como:

Menos esforço para enxergar melhor – quando existe muito esforço para enxergar, o resultado no decorrer do dia são dores de cabeça, ressecamento dos olhos entre outros sintomas.

Economia de Tempo – Quando a visão está clara e nítida a resposta do cérebro é imediata.

Melhor produção – A economia do tempo para raciocinar e responder, junto com as pausas pequenas apenas para o descanso dos olhos, aumenta a produtividade do colaborador.

Melhoria de Concentração – Ao sentir sintomas também é comum que por sentir incômoda a concentração diminua, podendo causar retrabalho, ou até erros não recuperáveis.

Agora que você já sabe tudo sobre como é importante o cuidado com os olhos no Home Office, o que está esperando para começar a cuidar do seu ambiente de trabalho e ter a sua lente com o filtro da luz azul? Conte com a Focco Certo para tirar suas dúvidas gratuitamente.

Chame  no WhatsAPP no número 11 99392-5523.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *